Jacob Bettoni, Prof. com registro no MEC desde 1970 das disciplinas de Sociologia, Filosofia, Psicologia. Ex-usuário de giz, quadro negro, mimeógrafo. Atualmente recuperado e amante das inovações e da Noergologia.
INTRODUÇÃO: Estudos de Oxford e do Governo Americano indicam que a maioria das profissões hoje existentes estão desaparecendo e deverão ficar obsoletas entre cinco e quinze anos.
Profissões hoje ainda não existentes ou embrionárias, serão as mais disputadas.
Esse fenômeno já aconteceu com minha geração de 1938: eu exerço hoje uma profissão que não existia (Noergologista); e comprei minha primeira casa com profissão nobre na época (mecanografia) e que a nova geração nem sabe mais o que seria.
Com o aumento da velocidade das mudanças, as gerações em idade escolar devem se preparar não só para exercerem profissões ainda inexistentes, mas também profissões cíclicas: portanto, mais de uma profissão durante a vida. E para este cenário irreversível, nosso sistema de ensino é mais que ultrapassado; é inútil e muitas vezes nocivo.
A História ensina e confirma o que futurólogos já estão prevendo: as novas gerações não viverão num Estado capitalista, nem comunista e nem socialista, mas numa infinidade de polos difusos autopoiéticos substituindo o antiquado nó górdio mecanicista do “Estado”, uma esperteza criada a serviço de ditadores, monarcas e usurpadores. Esse fenômeno já iniciou com o advento da internet que ao democratizar as informações e o saber, democratizou os polos de poder. Bacon estava rigorosamente correto: “O saber gera poder” (Bacon).
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A reforma do ensino deve ser muito mais profunda. O que está proposto é um começo. Pena que o movimento estudantil foi sequestrado pelos politiqueiros de plantão. Mas é bom lembrar que o estopim da gritaria contra a reforma do ensino médio foi a infeliz ideia de aumentar carga horária PRESENCIAL, quando a tendência mundial é oposta: incremento do EAD e e do ED – Home Schooling.
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É oportuníssima a implantação imediata de pelo menos 20% da carga horária cumprida pelo sistema de EAD, o que aumenta a eficiência e diminui os custos.
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O aluno de 2º grau tem o direito de optar por um curso profissionalizante, conferindo-lhe a vantagem de já ter uma profissão no final do ensino médio. Estas profissões estão menos ameaçadas de extinção do que as carreiras de nível superior. Basta ver a previsão de Oxford.
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Aposente as CADEIRAS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA, entendendo porque: a) Em 7/3/1986 a Unesco recomendou o fim do PARADIGMA MECANICISTA, cujos ícones são Psicanálise e Marxismo; b) na contramão da Unesco, as duas disciplinas continuam ensinadas por professores na absoluta maioria mecanicistas. Conclui-se que, ao invés de deixar o pássaro voar libertando o educando, esta arcaica dupla aprisiona e engana o educando, vendendo-lhe conhecimento FORA DO PRAZO DE VALIDADE; o ensino mecanicista desta dupla equivale a continuar ensinando mecanografia no III Milênio; c) reconhecemos Freud e Marx como geniais ícones mecanicistas, o que era oportuno nos séculos XIX-XX, representando no Século XXI apenas sucata cultural d) No lugar destas disciplinas, que podem ser abordadas na cadeira de História, podemos inserir cadeiras úteis para o Século XXI, como Empreendedorismo, Gestão das finanças individuais e empresariais, Análise Paradigmática Aplicada e Análise de Sistemas; e) a escola presencial exigindo prédios, locomoção e toda infraestrutura não pode mais protelar sua migração gradual mas irreversível para os sistemas EAD: f) nossa Educação precisa de menos investimento monetário e expressivamente mais investimento intelectual na direção do paradigma emergente.
- vídeo elucidativo circulando na net: https://youtu.be/03L01EQ3gZU
- Leia na internet “A Escola na Velocidade do Pensamento” – http://www.noergologia.com.br
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